Banalidades · Metalinguagem

Primeiras vezes

Começos são sempre difíceis. Não sei se é consenso geral ou se isso é só pra mim. Fico com a primeira opção. As primeiras vezes são sempre as piores, em todos os sentidos. Seja o primeiro beijo, a primeira linha de uma redação, as primeiras palavras trocadas, o primeiro post de um blog. E isso é porque a primeira impressão pode não ser a que fica, mas, com certeza, conta muito.

 

Algumas vezes eu paro e penso… Seria tão bom se primeiras vezes não existissem, se pudessemos pular logo pras segundas vezes. Convenhamos, todas as primeiras vezes são ruins. Elas dão vontade de nunca mais lembrar. Mas você não consegue esquecer, afinal foi um novo começo. E são tantas as vezes que nos sentimos ridículos ao lembrar do que fizemos, de como escrevemos, de como tudo poderia ter sido tão melhor…

 

E é esse sentimento que faz com que nós as adiemos. Às vezes por poucas horas, às vezes por meses, às vezes por anos. Sinceramente, invejo os impulsivos, que pensam “uma hora vai ter que fazer mesmo”. E vão lá e fazem, sem enrolações. Mas eu não sou assim. Tenho medo de errar, de fazer imperfeito. De desagradar.

Sim, de desagradar. Passei da fase de mentir pros outros (e para mim mesma) que eu pouco me importo com a opinião alheia. A verdade é que eu me importo, sim. Com a de algumas pessoas, mas do que de outras.

 

Eu queria muito terminar dizendo que, na verdade, as primeiras vezes são até que boas, no final das contas. Que o novo é bom, que mudar faz bem. Mudar faz bem. Mas dá medo. E, pelo menos para mim, as primeiras vezes sempre serão terríveis.

E esse primeiro post não é exceção.  Não fugindo à regra, o segundo deve ser melhor (assim espero).

Deixe um comentário

